quinta-feira, 8 de março de 2012

SEMANA INTERNACIONAL DA MULHER

Nossa homenagem a todas essas mulheres guerreiras parabéns.
 
Sou a primeira dos quatro filhos do casal Edgar Alapenha e de Maria Valderez Barros Alapenha. Nasci e me criei na Fazenda Jueira, zona rural de Bom Conselho. Na infância, ajudei meu pai no roçado. Aos sete anos, dei início aos estudos no grupo escolar Abílio Alapenha, sendo escolarizada por minha mãe, que foi professora. Na adolescência, estudei nos colégios Mestre Laurindo Seabra, Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho e Escola Frei Caetano de Messina, onde completei o 2º Grau. Fiz o curso de contabilidade no Colégio Souto Filho, posteriormente. Casei com o médico José Alípio de Lira Neto, e sou mãe de três filhos, Tiago, Natália e Felipe. Minha estréia na política foi em 2000, quando fui eleita vereadora com 730 votos. Em janeiro de 2001, na eleição para a presidência da Câmara de Vereadores, tornei-me a primeira mulher a comandar a Casa de Dantas Barreto. Dois anos mais tarde fui reeleita presidente da Câmara de Vereadores, a primeira vereadora a conseguir esse feito na historia de Bom Conselho. Em 2008, fui candidata à prefeita do Município de Bom Conselho. Com 9.331 votos, sou a 44ª pessoa a assumir o comando do executivo municipal, e a primeira mulher a ocupar o posto.
 Madre Teresa de Calcutá, cujo nome verdadeiro é Agnes Gonxha Bojaxhiu, (Skopje, 27 de Agosto de 1910 — Calcutá, 5 de Setembro de 1997) foi uma missionária católica albanesa, nascida na República da Macedónia e naturalizada indiana.
Considerada a missionária do século XX, concretizou o projecto de apoiar e recuperar os desprotegidos na Índia. 

Através da sua congregação "Missionárias da Caridade", partiu em direcção à conquista de um mundo que acabou rendido ao seu apelo de ajudar o mais pobre dos pobres.
 
  Maria da Penha Maia Fernandes (foto), nascida em 1945. A Lei Maria da Penha é uma homenagem à história de luta da farmacêutica, que sofreu horrores nas mãos do marido. O sujeito atentou contra a vida da boa companheira, mãe de suas três filhas, duas vezes. Por fim, acabou indo parar atrás das grades. Maria, vítima de um tiro disparado pelo mau elemento, ficou paraplégica e mudou a história da luta pelos direitos das mulheres no Brasil. 
.Zilda Arns Neumann, coordenadora da Pastoral da Criança e três vezes indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo Brasil, foi inspirada a iniciar seu trabalho em 1982, depois de um membro das Nações Unidas incumbir seu irmão, o cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, de promover a redução da mortalidade infantil no país por meio da Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário