sábado, 19 de janeiro de 2013

CONHECENDO BOM CONSELHO - GASTRONOMIA



 MUNGUZÁ

Ingrediente principal/matéria- prima: Milho
Classificação ( gastronomia ): Doce

DESCRIÇÃO
Típico do ciclo junino, o munguzá é preparado com milho próprio de munguzá, cozido com água e temperado com leite de coco, açúcar, cravo e erva-doce. É servido quente, polvilhado  com canela.


PAMONHA

Ingrediente principal/matéria-prima: Milho verde
Classificação (gastronomia): doce

DESCRIÇÃO
A pamonha é uma comida típica do ciclo junino. É preparada com milho verde ralado, temperado com açúcar, leite de coco, e  colocadas em saquinhos feitos com a palha do milho verde e cozinhada em água fervente. No sertão, a pamonha, é também, servida salgada acompanhado galinha de capoeira guisada ou á cabidela 




SARAPATEL

Ingrediente principal/ matéria –prima: Sangue/Miúdos de porco
Classificação ( gastronomia): salgado

DESCRIÇÃO                 
Prato feito com sangue avinagrado e miúdos de porco, picadinhos em pequenos cubos, refogado em temperos e cozidos. É acompanhado com farinha de mandioca, podendo, também, ser servido como petisco ou tira-gosto para cachaça ou batida de limão.

                 
XERÉM

Ingrediente principal/ matéria-prima: milho
Classificação (gastronomia): salgado

DESCRIÇÃO
Este prato é feito com massa mole de milho ou de farinha de mandioca, feito com : água e sal, leite, caldo de peixe, caldo de carne ou de camarão. Leva-se ao fogo para cozinhar. Assim que ficar cozido junte o açúcar, o leite de coco e o fubá. Levar ao fogo mexendo sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário