quinta-feira, 15 de novembro de 2012

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA


Proclamação da República
Embora no período colonial, sob o Primeiro Reinado, tenham ocorrido no Brasil movimentos de caráter republicano – como a Inconfidência Mineira e a Confederação do Equador – somente em 1889 surgiram condições para se proclamar a República no país. 
As mudanças econômicas e sociais que se processaram na segunda metade do século XIX originaram, nas camadas da população, aspirações divergentes e conflitantes. Elementos urbanos pleiteavam a eliminação do trabalho escravo e exigiam a realização de eleições diretas e uma participação na vida política nacional. Todos eram contrários às oligarquias que detinham o poder. Entretanto, o governo imperial, fortemente centralizado, representava um obstáculo. A solução seria um Sistema Federativo. 
A partir de 1870, com o termino da guerra do Paraguai, a idéia republicana encontrou um eco. O contato com as repúblicas platinas, somado às contradições internas do país, mostrava que a monarquia, com sua instituição político-administrativa centralizada, não estava adequada às novas condições sócio-econômicas alcançadas pelo país. Surgiram diversos clubes e jornais destinados a fazer propaganda da abolição da escravatura e da federação do país. Fundaram-se também vários partidos republicanos. A 13 de maio de 1888, o Império aboliu o trabalho escravo. A agitação tornou-se ainda mais intensa. Elementos republicanos de São Paulo, chefiados por Silva Jardim e Quintino Bocaiúva, uniram-se aos do Rio de Janeiro, liderados por Benjamim Constante e Aristides Lobo, para preparar o golpe contra o império. E no dia 15-11-1889, tropas sediadas no Rio de Janeiro, chefiadas pelo Marechal Deodoro da Fonseca, desprezaram o imperador e proclamaram a República. 
A história da República brasileira é dividida em 4 fases principais: a velha República, o Estado Novo, a Democratização de 1946 e o Regime militar de 1964. 
De 1889 a 1930 – República Velha; de 1930 a 1945 - Ditadura de Getúlio Vargas. De 1945 a 1964 – Novo período de Democracia (período do Populismo). De 1964 a 1984 – Regime Militar com a democratização ocorrendo em 1985 com a posse de um presidente civil – José Sarney, em substituição a Tancredo Neves, falecido antes da posse. 
Tema Transversal - ética / pluralidade cultural. Direitos políticos e sociais. Sistemas do governo.

FONTE: INTERNETE

Nenhum comentário:

Postar um comentário