Conta uma lenda árabe que um grupo de pombos, ainda muito jovens e inexperientes, saiu a voar sob o comando de um velho e sábio representante da espécie. Em certo momento o grupo, que estava lá no alto, avistou no solo algo que parecia uma grande quantidade de grãos. Cansados e famintos os jovens não se contiveram e desceram para o milho. Ao mesmo tempo, o mestre, aos gritos, pedia que não fizessem aquilo, pois corriam o risco de cair nas redes dos caçadores de aves.
Infelizmente os pombos desceram, atraídos pelo milho, e, de fato, acabaram presos em uma rede preparada para apanhá-los. Presos pelos pés, cada um se debatia, desesperadamente, sem conseguir se livrar. Ao contrário, quanto mais se agitavam mais presos ficavam nas malhas.
Enquanto isso, o velho pombo, do alto de uma árvore, implorava que, desta vez, ouvissem seus conselhos.
- Assim vocês não vão conseguir se libertar e acabarão todos mortos. Só tem um jeito de saírem desta rede.
Gritando, o velho pombo insistia em passar as instruções. “Levantem vôo juntos e ao mesmo tempo, desta forma a rede subirá com vocês!” E os pombos assim o fizeram. A rede que os aprisionava, subiu com eles, mantendo-se no ar com grande esforço de cada um. Tudo, sob o estímulo do mestre até que, aos poucos, foi se soltando dos pés dos pombos e caiu.
MORAL DA HISTÓRIA: Somos fortes, quando unidos, juntos e somando o esforço de cada um, somos tão grandes e poderosos que conseguimos vencer, mesmo, os desafios difíceis.
FONTE: Este texto, extraído do livro Sabedoria e Parábolas, de Felipe Aquino
Nenhum comentário:
Postar um comentário