Matriz da Sagrada Família
Em 1712 uma família denominada cruz vilela, descendente de judeus, chegou ao Brasil, vindo de Portugal. Estabeleceu-se na região, como donos da fazenda de criação.
Em 1774, o dono da terra era o neto de Manoel Cruz Vilela e ela tinha uma irmã que desejava construir uma capela. Para satisfazei-la, foi escolhido um local e assim surgiu a capela da sagrada família Jesus Maria e Jose, nascendo assim o povoado. Com a chegada do frei Caetano de Messina e o apoio dos fieis, surgiu no local da antiga capela, uma nova igreja. Somente em 1884 foi completamente concluída. E uma construção em calçada alta em alvenaria de tijolo, com fachada retangular e frontão triangular, encimado por uma cruz de madeira. Possui duas torres sineiras. No centro do frontão, um óculo cego com uma rosa em relevo de massa. No térreo, cinco portas em madeira e na altura do coro, quatro janelas e uma porta centrada. Todas as aberturas possuem sacadas, sendo que nas janelas, os guarda corpos são em cimento e da porta em ferro.
Seu interior e rico em detalhes. Possui nave única, com dois corredores laterais separados por arcos plenos. Todas as paredes possuem pinturas que imitam papel de parede. Atualmente, denomina-se igreja matriz da sagrada família. Fica aberto ao publico todo o dia das 8:00h as 18:00h. Encontra-se em bom estado de conservação em meio ao núcleo urbano, tendo na frente a praça D. Pedro II.
Muito interessante essa postagem,mas o relógio qual foi o objetivo dele na época?
ResponderExcluirParabéns Niedja ótimo blog.
PARABENS NIEDJA, POR MAIS UM TRABALHO EXCELENTE.
ResponderExcluir